Olá Malta 😃
Como sabem, falei aqui que tenho EM (Esclerose Múltipla), e hoje venho falar mais um bocadinho sobre este tema.
A Esclerose Múltipla e o Verão não são muito compatíveis, pois somos "sensíveis" ao calor. Ficamos mais cansados, por vezes bastante fadiga. Esses sintomas são o mais conhecidos.
Já eu sou sensível ao ponto de não aguentar estar muito tempo ao sol sem chapéu, basta uns segundos e a cabeça (caco) parece que dói ou arde, e tenho sentido parece "lume" nas costas, parecido com um valente escaldão, ao qual esta semana perguntei à Drª e ela disse que era do calor, o cansaço apodera-se de mim nos dias de maior calor, fico quase sem vontade de mexer.
Banho não há cá água quente, água morna mais para o lado frio.
O mais curioso é que antes de descobrir a doença os sintomas só davam no inverno, resultado o meio termo será o ideal 😂.
Mas não é por causa da EM, que o Verão deixa de ser a minha estação preferida. ☀️
Deixo em baixo informação mais técnica:
O que causa a intolerância ao calor na EM?
Sabe-se que na EM a destruição da mielina, a bainha protectora que envolve e protege as fibras nervosas, leva à formação de placas que atrasam os impulsos nervosos. A exposição ao calor retarda ainda mais esta condução nas regiões desmielinizadas, causando sintomas de intolerância, mesmo com apenas uma subida de menos de um 1° na temperatura corporal. É importante distinguir que o calor pode agravar os sintomas da EM, mas não agrava a doença em si.
Qual a prevalência da intolerância ao calor na EM?
Estima-se que cerca de 60 a 80% das pessoas com EM têm intolerância ao calor. Muitos indivíduos podem ter até maiores dificuldades com o frio, existindo uma grande variabilidade na sensibilidade às temperaturas. Durante muitos anos, utilizava-se o chamado “teste do banho quente” para diagnosticar a EM. Isto de forma a que fosse visível o aparecimento ou não de sintomas sugestivos de EM. Este teste caiu em desuso com o aparecimento da Ressonância Magnética, mas ainda é praticado em países onde esta tecnologia não existe ou é de difícil acesso1
Sintomas mais comuns:
- Fadiga
- Dormências
- Visão turva
- Diminuição da função cognitiva
- Urgência urinária
- Tremores
- Fraqueza
- Ataxia
2 comentários
Deve ser mesmo complicado gerir, até porque o calor acaba por não ser algo que se controle a 100%. Claro que se pode optar por ficar em sítios mais frescos, mas condiciona logo o nosso dia :/
ResponderEliminarJá aprendi mais algumas coisas sobre a EM.
r: Verdade ahahah
Nem me digas nada, que este Mundial está a ser cá um sofrimento :o
Sim é verdade, no meu local de trabalho e fresco, mas sempre que tenho de vir cá fora já não dá para controlar.
EliminarÉ verdade um sofrimento 😂